terça-feira, 5 de agosto de 2014

Como emagrecer jogando vídeo games parte 2 - Jogos de Dança

Novamente voltamos a um assunto muito interessante, que certamente engloba um grande número de pessoas, perder peso (Favor desconsiderar o título gigantesco da postagem, não consegui pensar em um menor que coubesse todas essas informações).



Como falamos anteriormente aqui, perder peso é certamente um carma para toda a nossa geração de fast food, de melhores condições financeiras para comprar comida, facilidade de acesso, muitas comidas gorduras (que são uma delícia) e também facilidades em diversas coisas, como empregos em que fazemos menos esforços físicos, que nos deixa sedentários, e consequentemente, com sobrepeso.

Mas isso não precisa ser uma tarefa difícil, tão pouco uma tarefa chata. Na nossa discussão anterior, já mostramos como é possível fazer isso jogando vídeo games, e o motivo de ser tão mais fácil no vídeo game do que na academia: os números! Valores, metas, dados, informações, pontos... seja qual for a forma tratada, quando estamos no vídeo game, podemos ver isso de forma clara, e perceber que, no fim do dia, melhoramos alguma coisa. Não que na academia não temos esses números (nas esteiras e elípticos temos até o número genérico de calorias perdidas), mas é que no vídeo game eles são mais divertidos, geralmente são chamados de pontos, temos rankings e desafios para fazer, e a coisa toda fica muito mais divertida.

Voltando ao nosso foco do dia, vamos falar dos jogos de dança. Primeira coisa a se lembrar é que estes jogos são para quem gosta de dançar, mas se você não tiver preconceito, pode acabar gostando da brincadeira, rir muito, e ainda perder uns quilos.

Gostaria apenas de ressaltar que a experiência de jogo que vou falar aqui é somente do Wii, e que nos Xbox com Kinect, afirmam que a experiência é mais divertida, mas não posso afirmar nada.

A  primeira dica é voltada para as mulheres (Mas homens concerteza podem jogar), que são os jogos de Zumba. Porque voltado para as mulheres? Porque o foco desses jogos é rebolar sem parar, e geralmente as mulheres gostam mais de rebolar que os homens, hehe.
Mas são muitas calorias perdidas no rebolado. Os jogos no console que testei, o Wii, não são muito intuitivos e pouco explicativos, mas são engraçados, e certamente da para você rir das danças alheias (recomendadíssimo que você jogue com um parceiro/parceira/amigo/amiga, diversão garantida).
As músicas são de diversos estilos (Principalmente no Zumba Fitness World Party, que além de ter músicas de vários estilos e países, tem os dançarinos reais e não virtuais), e sempre vão agradar alguém. E o esquema de pontuação faz com que perder peso fique divertido, pois ocorrerá uma disputa entre os participantes.
A precisão dos movimentos é razoável, mas o importante aqui é divertir e exercitar-se.

A segunda dica, mais genérica, é o Just Dance. Segue a mesma linha do Zumba, mas ao invés de colocar o controle numa pochete, você segura ele na mão. A precisão dos movimentos é bacana, claro que você pode ficar sentado chacoalhando o controle e ganhando pontos, mas a ideia aqui é exercitar-se, então nada de moleza.

As músicas são bacanas, mas o mais interessante é o modo Just Sweat, que são exercícios específicos para perder peso, que mostra uma barra em tempo real de calorias. Claro que são valores genéricos, mas ainda assim, é uma informação bacana. O jogo divide os exercícios por tempo e intensidade, e começa sempre com um aquecimento.


Seja qual for seu jogo, seja qual for seu esquema, o segredo é manter o foco, manter a regularidade, e sempre lembrar que o foco é a diversão.








2 comentários:

Theme Support

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...