segunda-feira, 16 de junho de 2014

Como emagrecer jogando vídeo games?

Não é de hoje que o vídeo game gera polêmica, quando dizemos que causa sedentarismo. E em partes isso é verdade.

Mas hoje vamos falar sobre tecnologias inovadoras, que realmente podem nos tirar do sedentarismo, e se utilizadas da forma correta, podem nos fazer perder peso, e em alguns casos, muito peso!

Mas como esse milagre pode acontecer? Qual a mágica?

Não tem mágica. Para perder peso, é necessário (muito básico do básico) duas coisas: Dieta e exercícios. Os vídeo games agora possuem algumas ferramentas que podem tornar a parte de exercícios muito mais divertida, se usadas regularmente: Wii Remote Controller (e também o Wii Balance Board), Playstation Move e Kinect.

Uma rápida busca na internet e encontramos casos de pessoas que emagreceram muito pelos jogos, como uma mulher que emagreceu 50kg jogando após terminar com o noivo, e uma depressão depois a levou de volta aos 127kg... Mas é necessário seguir certas dicas básicas.

Dicas de como aproveitar melhor esses equipamentos:


1) Escolha o jogo certo: É fato que, muitos dos jogos que envolvem essas tecnologias, também envolvem muitos movimentos, mas nem todos. É necessário saber escolher um jogo que faça movimentos ideias, e que não sejam prejudiciais (movimentos muito repetitivos podem causar lesões! Tome cuidado!). Os jogos carros-chefe dos consoles de sports, sempre são uma mão cheia: Wii Sports, Kinect Sports e Sports Champions, os três são jogos simples, que tiveram versões melhoradas e renovadas, e que certamente fazem uma ótima apresentação do tema. Jogos de música com os instrumentos também vale a pena. Outros jogos específicos do assunto, como jogos de dança, de yoga ou mesmo jogos "Fit", são excelentes! Muitos deles contam com dicas de nutrição, e de regularidade para melhorar seu desempenho, o que nos leva ao item 2.

2) Regularidade. É imprescindível que se tenha uma certa regularidade ao praticar esse tipo de exercício. Seja qual for a regularidade que te deixe mais confortável, é necessário mantê-la. Como já diz o ditado:  A prática faz o monge. E aqui temos a mesma coisa. Manter a regularidade é difícil, mas necessário. Pode ser 1 hora por semana, no começo, e depois aumentar. Podem ser 15 minutos por dia, 30 minutos, dia sim e dia não... não importa qual seu esquema, o importante é manter-se firme. Com o tempo você verá que seu próprio corpo pedirá mais exercícios, e sentirá falta dessa regularidade. Aqui vale tudo: Lembrete no celular, lembrete do parceiro, do amigo, do vizinho... é importante não deixar de cumprir seus compromissos. É um compromisso que você faz consigo mesmo.

3) Fique atento a sua saúde: Tudo bem que são apenas jogos, mas para uma pessoa sedentária como nós gamers costumamos ser, não podemos jogar por horas a fio jogos com muito exercícios físicos. Por isso é bom começar leve, e ir aumentando seu ritmo e tempo aos poucos, como em qualquer outro tipo de execício que você faz. É claro que aqui temos uma grande vantagem, estamos jogando, e nos divertindo, e não numa academia.

4) Crie metas: Mas não olhe seu peso. Perder peso é relativo, e virá com o tempo, mas crie metas mais tangíveis e mais fáceis de calcular, como: 100 horas de exercícios, ou 2 meses de exercícios concluídos sem falta! São ótimas metas, e acho que vale um agrado próprio ao concluí-las: um passeio no cinema após concluir a meta, ou a compra de um agrado. Aqui vale manter as metas como se fossem "achievments" para alcançar, e comemorar cada "conquista".

5) Não desista nunca! Como falamos, perder peso virá com o tempo, mantenha seu foco, mantenha seus exercícios, e busque uma vida mais saudável. Não tem milagres, mas podemos fazer isso de uma forma certamente mais divertida. Quando você estiver muito desesperado e quiser muito desistir, vá jogar um vídeo game para distrair! hehe, de preferência um que faça movimento
s... que tal desafiar os amigos para ver quem consegue a melhor pontuação no boxe?

6) Pense na sua diversão: Acima de tudo, a diversão. Vídeo games foram feitos para isso e devem ser usados como tal. Jogue os jogos que achar mais divertidos, que forem mais legais. Tente pegar todas as conquistas deles, obter novos recordes, e se divirta no processo. Lembre-se que perder peso virá com o tempo, e sua regularidade de exercícios vai, no mínimo, fazer você se sentir melhor, pois nosso corpo pede exercícios, e ele gosta de se exercitar!




Espero que gostem das dicas, e me contem os resultados! Por experiência pessoal, esses jogos cansam, e muito! E são muito bons para exercícios. Comentem o que acharam, e sobre o que faltou acrescentar.
Para mais dicas sobre o conteúdo e exemplos de jogos, recomendo o artigo do olhar digital, muito completo.

0 comentários:

Postar um comentário

Theme Support

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...