sábado, 10 de maio de 2014

Música em Jogos: Sonoplastia



Muitos acreditam que os Jogos Digitais sejam uma arte. Eu na verdade, acho que é mais do que isso, seria um conjunto de artes, uma grande obra, não tem como falar de um jogo como uma arte única e finita, até mesmo dentro dos estudos de desenvolvimento de jogos existem diversas áreas, e com grande razão. Um jogo envolve quase todas as artes (senão todas, dependendo do jogo). Mas hoje vamos falar sobre uma em especial, que é a que mais me atrai nos jogos, e tenho certeza que também envolve/comove muita gente, a primeira arte, a música (ou 4ª, 5ª em outras convenções sobre 7 artes).


A música nos jogos nem sempre foi tão ampla e moderna como é hoje. Os programas atuais permitem que qualquer pessoa que tenha conhecimento musical elabore uma orquestra sem saber tocar grande parte dos instrumentos com maestria. Mas mesmo com tanta tecnologia e conhecimentos espalhados para todos os lados, alguns jogos ainda pecam em uma das partes mais importantes no desenvolvimento do jogo, a sonoplastia.

Para aqueles que pensam que o som do jogo é simples, e pode ser criado por qualquer um, de certa forma, tem um ponto. Mas esses no máximo fazem um jogo genérico, que se não tiver os outros elementos com níveis altíssimos de qualidade, dificilmente vai conseguir uma boa audiência. E claro, temos o Video Games Live, para comprovar o quão épico e importante as músicas dos jogos são. Eu mesmo pude comprovar esse fato quando fiz projetos na minha faculdade de Jogos Digitais. Os principais programadores não se preocupavam de forma alguma com o áudio, as músicas, os efeitos sonoros, "a gente pega qualquer coisa free na internet", é o que sempre  vinha.



A sonoplastia afeta tão drasticamente a jogabilidade, que um jogo de terror, como por exemplo F.E.A.R., não teria a capacidade de assustar sem aquele som alto que toca sempre que você deve assustar. As florestas de Legend of Zelda não teriam aquele clima calmo a passivo que normalmente tem, e as cidades de Pokémon seriam chatas e todas iguais (ta, muita gente vão afirmar que são chatas e iguais, mas acreditem, as musicas são diferentes e trazem um clima único para cada cidade). Em outras palavras, a sonoplastia se divide em música (é a parte do jogo responsável por determinar o humor da cena) e os efeitos sonoros (que dão vida aos elementos do jogo, tornando a experiência de jogo incrivelmente melhor). Pretendo lembrar de clássicos e atuais obras-primas. Eu poderia fazer uma lista com os top 10, mas sinceramente não consigo. São tantas músicas equivalentemente épicas.

God of War – Main Theme Song



Quando se fala de clássicos, geralmente pensamos na era 32 bits (Super NES), até 64 bits (PSONE, N64). Mas tem alguns jogos que já nascem clássicos, já começamos com um épico. Acho que não existe exemplo melhor do que esse jogo, pouco a se falar, se não jogou, jogue. Trilha sonora impecável.


Heavy Rain – Music Theme



Confesso, nunca joguei Heavy Rain de verdade, apesar de tê-lo comprado recentemente, está na minha lista de espera (também comprei God of Wars Origins Colletions, Skyrim, Dead Island... muita coisa para jogar). Mas a música tem esse tom de épica também, é uma que fascina pela elevação gradual das notas, criando um clima de suspense... é de arrepiar.


Top Gear – Theme 1



Top Gear! Eu sabia que ia dar vontade de jogar clássicos ao fazer esse post. Essa música é uma mais animada e menos épico, em relação as anteriores, mas o foco era na corrida. O som de 8 bits sempre da aquela nostalgia.


Chrono Trigger – Frog's Theme



Um dos melhores RPGs do super NES, uma trilha sonora incrível, composta por um dos caras que mais manjam de música no japão, Yasunori Mitsuda... E neste vídeo peguei um arranjo feito por um fã, o maruchan. Sou super fã de adaptações de músicas de jogos em violão, acho que todos deveriam dar uma chance. Ele faz uma introdução adaptada, a trilha sonora original começa nos 45 segundos de vídeo.


Final Fantasy IV – Theme of Love



Essa música é intensa em sentimentos. A cena do jogo em que essa música toca foi uma das mais impactantes do jogo. Só jogando para sentir a emoção da música.


World of Warcraft – Theme Song



Esse jogo fez muito investimento nessas músicas orquestradas maravilhosas. Outra perfeita, sem comentários. Intensa, calma, épica. 


Dead Island – Trailer Music



Essa não é oficialmente uma trilha sonora, é somente a música do trailer. Mas é outra que mostra muito bem o efeito de uma música no humor do jogo, a tristeza imposta por essa música é imensa. O trailer também, incrivelmente triste. 


Chrono Cross – Time's Scar



Estou jogando ele. Os jogos mais antigos, que eu não tive tempo de jogar, estão me atraindo por suas trilhas sonoras maravilhosas. Essa é outra música calma e intensa ao mesmo tempo.


Tone Hawk's Pro Skater 3 – The Ramones – Blitzkrieg Bop



Sim, essa está aqui para semear a discórdia! Falando de músicas feitas para jogos e esta não foi. Mas acho que muitas músicas prontas se encaixam em jogos, mas o ideal mesmo é fazer a música pensando exclusivamente no jogo. Algumas exceções são bem vindas,


Chrono Cross – Radical Dreamers



Repetindo um jogo, mas essa merece. Essa é minha música favorita, de todas as músicas de jogos, e eu nem cheguei na parte do jogo dessa música ainda! 

Bom pessoal, essa foi uma lista muito variada, um pouco confusa, duvidosa. Sei que muitos clássicos ficaram de fora desse TOP 10, eu não consegui escolher uma só de Zelda, sei que faltou Mario, Castlevania, Mega Man, entre outros. Por isso quero que comentem! Quais faltaram, quais não faltaram, ou quais nem deveriam estar...

No geral esperam que tenham gostado desse resumo de sonoplastia, e espero que olhem os jogos com outros olhos... ou nesse caso, ouvir com outros ouvidos, tente perceber o quanto as músicas te cativam, mesmo sem que você perceba que a música está ali tocando.


0 comentários:

Postar um comentário

Theme Support

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...