quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Nostalgia: Ragnarok Online



Ragnarok, como comentamos anteriormente aqui, pode ser classificado como um Jogo de Década, pois seu sucesso vem se estendendo por mais de 10 anos, e certamente que pelo tempo que os servidores continuarem ativos, teremos fãs e até novos jogadores ansiosos para jogar. Mas o que de tão bom e cativante tem esse jogo simples de 2002, e com gráficos "antigos" ?

A Guerra do Emperium


Assassin ou Mercenário no Brasil
Bom, eu digo que, em sua época, ele tinha o brilho, mas hoje em dia, é apenas nostalgia. Na época dele, era um dos poucos MMORPGs que recebia atualizações constantes, e o melhor, gratuitas! Apesar de possuir a mensalidade na época, suas expansões sempre foram gratuitas, e de certa forma, constantes. Ele foi o primeiro MMORPG sul-coreano que obteve sucesso fora da Coréia, e no Brasil, o primeiro traduzido totalmente para Português, com servidores nacionais e com pagamentos em nossa moeda. Estima-se que ele possua mais de 25 milhões de jogadores mundo a fora. No Brasil, não sabemos a estimativa, mas em seu auge, chegou a ter 3 milhões de jogadores.

Outro fato muito positivo para o jogo, era a sua grande comunidade: Muitos fóruns de discussões sobre as habilidades; o fato do jogo não ser equilibrado também é um ponto positivo, pois fazia os jogadores explorem cada detalhes de cada classe, testarem cada possibilidade e cada combinação de atributos, mas, falar sobre os atributos, merece um destaque especial.

O Emperium, que deve ser quebrado para tomar um castelo
Os atributos podem ser distribuídos conforme o jogador passa de nível, podendo aumentar cada atributo até o número máximo de 99 pontos (antigamente, hoje até 120), e tendo limitações quanto a quantidade de pontos que se gasta, sendo que, quanto maior o atributo, maior o número de pontos necessários para aumentá-lo.
Esse detalhe deixava os jogadores muito confusos no começo, e gerava infinitas combinações erradas de personagens, com atributos de magos em cavaleiros, por exemplo. Mas depois que se aprendia o jogo, esses mesmos atributos se tornavam um leque gigantesco de possibilidades de combinações, como por exemplo, a possibilidade de ser um Sacerdote que não usa seu poder para curar, e sim para bater "na mão" nos monstros, e ser um bom DPS. Não é um personagem tão eficiente como um Cavaleiro, que foi criado para isso, mas com certeza dava para dar boas risadas, e o grande feito do jogo era a possibilidade de tornar esse personagem, não somente eficiente, como também competitivo no DPS, utilizando-se de cálculos perfeitos de combinações de atributos e equipamentos raros e poderosos.
Os sistemas de possuir Level de Base e Level de Classe, de ter diversos tipos de classes, e evoluções dentro de cada classe; das classes possuírem habilidades individuais e específicas; sem falar do sistema de equipar cartas nos equipamentos e armas, e também sistema de refino e aprimoramento deles (recentemente, foi adicionado um sistema de encantamento), tenho certeza que, para aqueles que querem se aprofundar no jogo, o caminho é longo, e ele torna o jogo mais diversificado e interessante.

O jogo também tem o seu carisma visual, com gráficos estilo animes, músicas características e personagens "fofinhos". A personalização do visual dos personagens, também deve ser levada em consideração. Apesar de não poder mudar a roupa, podia-se mudar 3 equipamentos visuais na cabeça, o que já era o suficiente para os personagens saírem desfilando por ai com chapéus diferentes, e elmos raros.

Tela do Equipamento e Status de um Sacerdote de
Batalha (que tem pouca INT- inteligência, ou seja,
pouca capacidade de cura, e mais capacidade de bater
e com muita agilidade! )
Jogar em grupo, sempre foi o diferencial dos jogos online. A possibilidade de reunir não somente um grupo de amigos pequeno, como todos os amigos que você possui, no mesmo jogo, sempre foi o maior atrativo.
Em Ragnarok Online não era diferente, os grupos podiam ser de até 12 jogadores, e o "UP" era facilitado por essa união de forças. E existem as Guerras do Emperium, onde um Clã inteiro deve proteger seu castelo quanto os diversos outros clãs que tentarem invadir, seja qual for a quantidade de jogadores, ocorrendo batalhas verdadeiramente épicas, pela enorme quantidade de jogadores batalhando.

Mas, o passado não pode voltar. O que impede Ragnarok de continuar o sucesso?
O UP cansativo talvez. Apesar da mudança realizada recentemente com a Renovação, o jogo continua um jogo de Grinding (ganhar experiência apenas matando monstros, centenas e centenas de monstros), e não possui formas muito dinâmicas de up, deixando-o de certa forma massivo.
O fato de o gráfico ser ultrapassado, também se torna um empecilho, apesar de que, atualizá-lo graficamente, seria quase impossível. Seria necessário refazer o jogo, que já foi tentado em Ragnaork Online 2 e ele fracassou.

A grande bagunça de uma guerra do emperium

Mas por enquanto ele continua lá, podemos matar a saudade de tempos em tempos, mas, dia após dia, ele vai ficando defasado, e novos títulos vão surgindo, com novas técnicas de leveling, de gameplay, e poder gráfico, que vão nos afastando dos jogos mais antigos. Mas eles sempre terão um lugar lá, na nossa lista de jogos favoritos.



0 comentários:

Postar um comentário

Theme Support

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...