quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Jogar Vídeo Games é uma perda de tempo?

Recentemente, tenho tido pouco tempo para jogar, é verdade. E acredito que isso acontece com muita gente em certa fase da vida. E junto as obrigações do dia a dia, quando chego em casa e tenho poucas horas (as vezes menos de 1 hora), antes de dormir, e me vejo cercado de coisas para ler, estudar, aprender; documentos para revisar, papéis de banco para resolver, entre outras infinidades de coisas.
E também sinto vontade de jogar (e isso se enquadra em qualquer lazer: assistir filmes, animes, desenhos, ler um livro), e fico me perguntando: Será que eu estou perdendo meu tempo jogando?


Claro que, na visão dos pais, o filho sempre perde tempo quando está jogando. Tempo que ele poderia estar estudando, se preparando para provas, enem, vestibulares; ou ainda aprendendo um novo idioma ou uma nova habilidade. Mas será que é mesmo?

Se formos comparar, um pai sempre vai preferir ver seu filho lendo um livro do que jogando vídeo game. É claro que, numa visão de fora do negócio, sempre imaginamos que o livro é mais produtivo, afinal, o livro sempre foi sinônimo de estudos. Mas é difícil de imaginar que ler a coletânea inteira de Harry Potter 7 vezes (sim, eu li todos os 7 livros, 7 vezes cada um) possa ajudar nas aulas do dia-a-dia. Mas ela pode melhorar minha habilidade com o Português.

O mesmo ocorre com os jogos. De forma sútil e, convenhamos, agradável, os jogos conseguem nos ensinar habilidades. E esse assunto vendo sendo muito discutido recentemente por pesquisadores e cientistas.

Quais habilidades?


Jogos de Tiro: Destreza e agilidade: Call of Duty e Battlefield exigem que o jogador reaja da forma mais rápida possível ao identificar o inimigo, e mais rápido ainda ao ser identificado pelo inimigo. Uma sessão de jogatina com jogos de tiro, nos deixa mais rápidos para identificar os elementos virtuais (os objetos do jogo), e também a destreza, nos tornando pessoas que pensam e reagem mais rápido a diversas situações.

Jogos de estratégia: Esse não é preciso nem discutir né? Saber utilizar seus recursos de forma inteligente nos jogos de estratégia, como Ouro, Madeira e carne no Age of Empires, são a chave do sucesso no jogo. nos demais jogos, também sempre temos que fazer essa "gestão" de recursos, sejam eles ouro, itens ou munições, e tudo isso nos tornam melhores analistas e gestores de finanças, e também dos recursos no trabalho, quaisquer que sejam. Esses jogos fazem com que uma criança, por exemplo, seja capaz de planejar os gastos de sua mesada de forma mais eficiente, para que ela não gaste muito com algo que possa ser chato depois.

MMOs: Os jogos online desenvolvem, entre outros aspectos, nossa
comunicação social. Afinal, conseguir um bom desconto em item raro no World of Warcraft, precisa de uma boa conversa. E participar de eventos de Raid e Dungeon, exigem um grupo. Outro ponto muito forte desses jogos é a liderança. Bons líderes num grupo de Raid, podem ser bons líderes em uma equipe de ambiente empresarial. Esse ponto é tão forte que algumas empresas já estão investindo em identificar esses potenciais líderes disfarçados em jogos online.

Todos os jogos: Curiosidades, expansão de horizontes, criatividade, aprendizado.
Essas informações é bom detalhar. Mas a quantidade de habilidades que se adquire jogando é tão grande, que poderíamos sim comparar com outras formas de entretenimento. Adquirimos por exemplo, a curiosidade, que nos leva a tentar aprender e descobrir coisas novas, explorar "dungeons" novas.
Expandimos nossos horizontes, pois um jogo do Japão pode nos mostrar muito de uma cultura que não conhecemos. Também podemos afirmar que os jogos que possuem histórias "surreais", como Final Fantasy, que possuem mundos que não existem, com personagens (e raças) que não existem, estimulam nosso cérebro a ser criativo, a inventar, e porque não, pode estar formando futuros escritores de ficção científica.



Se formos um pouco mais longe, nossa memória é constantemente testadas em todos os jogos, e em jogos que precisamos saber a localização de determinados lugares para chegar mais rápido, como por exemplo GTA, onde decoramos cada canto da cidade, ou mesmo um MMORPG que possua um mundo grande; tudo isso faz com que tenhamos melhores habilidades de geografia e localização.

Outro fato importantíssimo que merece um post a parte, é sobre a aprendizagem de idiomas por meio dos jogos digitais. É claro que ela levaria muitos anos para aprender exclusivamente dessa forma, mas se você já estuda o idioma, o jogo serve para "por em prática suas habilidades", e caso não estude, que foi o meu caso, ao longo de mais de 15 anos jogando muito diariamente em contato com o inglês, e posteriormente um pouco de estudo, pode ter certeza que o avanço no idioma será consideravelmente grande.

E então, você ainda tem dúvidas sobre esses benefícios? Então porque não ler mais sobre os experimentos científicos que comprovam esses fatos na série de três postagens que fizemos no blog sobre isso:







0 comentários:

Postar um comentário

Theme Support

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...