quarta-feira, 11 de junho de 2014

Benefícios do Vídeo Game Parte 1: Mente Aguçada?

Os vídeo games mudaram em muito nossa forma de pensar, de agir, de interagir com as coisas. Certamente que o mundo moderno de hoje não consegue se ver sem os jogos de celulares, de consoles, de computadores, e hoje em dia, esse tipo de entretenimento já está longe de ser "coisa de criança", já está sendo coisa de adolescente, adulto e idosos, esses últimos que realmente podem ter muitos benefícios com a jogatina.

Vou escrever aqui sobre algumas das pesquisas mais interessantes da ciência relacionada a vídeo games e sobre seus resultados, todas foram registradas pelo site iflscience.

Hoje vamos falar de um certo mito: as pessoas que jogam, dizem que os vídeo games as fazem mais espertas, e as pessoas que não jogam, dizem que os vídeo games geram atrasos cerebrais, impedindo a evolução, e deixando a pessoa com pouco censo crítico e sem capacidade de raciocínio. Afinal, os vídeo games podem criar uma menta mais aguçada?

Para responder a essas perguntas, vamos aos fatos científicos registrados no iflscience: existem vestígios que realmente existe um efeito positivo dos vídeo games no cérebro humano, inclusive, que eles podem retardar a progressão do Alzheimer em idosos! Isso ocorre pois os vídeo games mantém a mente ativa e a pessoa fica em alta concentração, toda essa atividade cerebral pode atrasar doenças cerebrais degenerativas.

Outro estudo foi realizado com crianças que possuem dislexia. Cerca de 10% das crianças possuem esse problema, e no estudo, as que jogavam vídeo games melhoraram consideravelmente suas capacidades de leitura. O fato interessante, é que o jogo não envolvia nenhuma característica linguística, era apenas um jogo de tiro para matar coelhos. E os cientistas tem uma resposta: A dislexia não está relacionada ao QI ou capacidades de leitura, e sim as capacidades de concentração, no caso, os jogos melhoram essa capacidade, e as crianças são capazes de se focar mais nas atividades que realizam.

Jogos de rápidos movimentos, como os jogos de tiro em primeira pessoa, podem também aumentar o tempo de resposta do jogador, e a capacidade de visualizar muitas informações em pouco tempo. O estudo também determinou que os jogadores, além de tomar as decisões mais rápido, tomavam as melhores decisões em relação aos não-jogadores. As habilidades multitarefas também são apontadas no estudo, onde uma pessoa que jogue cerca de 12 horas de um jogo de corrida por mês, tem suas habilidades de multitarefa aprimoradas por um período de até 6 meses!

Os estudos também apontam que jogar vídeo games pode melhorar o humor e encorajar o relaxamento pela socialização, quando feito de forma moderada, é claro. Os efeitos positivos de jogar vídeo games são diminuídos quando se joga por longos períodos, e muitas vezes passam despercebidos por causa dos efeitos negativos dele.

Apesar das vantagens serem consideráveis, sempre temos um lado oposto da situação. É preciso utilizar a tecnologia de forma correta, pois somente o fato de jogar vídeo games não vai acabar com todos os tipos de problemas neurológicos. Jogar em excesso, ou jogar sem bom senso, pode acabar com qualquer tipo de benefício vindo dele.

fonte: iflscience


Mas podemos ver que a utilização contínua e sadia de jogos eletrônicos, pode não só fazer o que é o principal papel dele, nos entreter, como também melhorar nossas habilidades cognitivas, melhorar nossa capacidade de raciocínio, multitarefa e até retardar doenças neurológicas degenerativas! Fora que temos notícias, como essa do site Olhar Digital, que também afirmam que os vídeo games formam profissionais melhores.

Alguém ai ainda é contra vídeo games? Acesse a parte 2 e saiba mais!
Próximo: Parte 2: Aumento Cerebral

0 comentários:

Postar um comentário

Theme Support

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...