sexta-feira, 6 de junho de 2014

Nostalgia: Super Mario World.

Não sei de vocês, mas nunca ouvi falar tanto de vídeo games antigos como nos últimos tempos.

Tudo bem, também devemos levar em consideração que a indústria de games é relativamente nova, para você encarar algo como nostálgico, antigo, ou relíquia, mas a febre da nostalgia está muito forte ultimamente.

Confesso que eu aderi a moda, parcialmente. Por incrível que pareça, o que deveria ser barato hoje em dia, está subindo de preço rapidamente, e virando relíquia muito rápido, antes mesmo que iniciarmos nossa (cara) coleção de vídeo games.

Eu tenho um velho Nintendo Wii, que estava parado, encostado, a pelo menos 2 anos, desde quando adquiri o PS3. E a falta de tempo de jogar um console, fica ainda mais crítica quando temos dois consoles, como já discutimos aqui.


Recentemente li uma publicação em outro blog, que falava justamente sobre o que venho fazendo com o meu Nintendo Wii, utilizá-lo para jogar os clássicos. E meu foco atual é Super Mario World.



Nunca terminei o jogo da forma convencional, apenas "pela estrela", e também nunca tinha passado do 4 castelo. Hoje me orgulho de estar no 5 castelo! Mas pretendo terminar o jogo 100%.

Confesso que de início, a primeira coisa que trouxe uma alegria, foi a música de introdução! Muito nostálgica, mas logo em seguida meus olhos foram ofuscados pela quantidade de quadrados de pixels gigantes na tela da TV. Mas não podemos reclamar, o jogo não foi feito para uma TV grande full HD (nem o Wii foi), então o jeito era acostumar. E como isso aconteceu rápido! Em poucas fases aquilo nem parecia mais estar ali, parecia que o jogo tinha sido feito para aquela TV. E as diferenças dos jogos atuais já começavam a surgir.



Primeiro pela introdução do jogo, simples, rápida e barata. Nada de grandes cenas, mostrando o que aconteceu, nada de histórias longas. Apenas 5 linhas: Aqui é o reino dos cogumelos, a princesa foi raptada, vá salvá-la. Curto e grosso, mas eficiente para colocar o jogador direto na ação.



Falando em ação, outra diferença gritante dos jogos atuais: Sem tutorial. Ninguém explica o que cada botão faz, que o "A" você gira para destruir coisas, que o "X" você usa para pegar aqueles blocos azuis. E sobre o "Select" soltar o item que você tem guardado na caixa em cima da tela? Nada disso. Mas, apesar de não ter nenhuma explicação, nunca foi um problema. Acredito que isso é o que podemos chamar de "intuitivo" para a época. Você tinha as setas no controle, já sabe que elas podem ser para movimento. Tem 4 botões do outro lado, "testa" todos eles para ver o que fazem antes de andar na fase. Tem dois botões menores no meio. "Start" deve ser pausar, "select" não deve ser importante, senão seria um botão maior... E por ai vai nossa lógica de interpretação de comandos de controles...

Outra grande diferença que pude notar, é a dificuldade do jogo. Ela aumenta gradativamente, e chega a pontos de ter objetos do cenário criados apenas para confundir ou enganar o jogador, fazendo-o pular num buraco, ou numa armadilha! Gameplay digno de Dark Souls. Sério, quem nunca xingou por morrer numa das fases de Super Mario World?

E ainda temos as fases e passagens secretas. Os blocos que liberamos para facilitar as fases, ou alcançar lugares secretos dentro das fases (blocos amarelos, verdes, vermelhos...), os itens que modificam as habilidades do personagem, e tantas infinitas outras coisas que tornam esse jogo clássico muito atual, e muito divertido ainda hoje.

É do Super Mario Bros, mas vale a piada:
É preferível morrer do que perder a vida!
Não tem como negar, todos nós temos vontade de jogar esse Mario por um motivo ou outro, ele ficou para a história. O trabalho feito no jogo certamente foi completo, pensaram em todo mundo: O jogador casual: que não vai terminar o jogo, que já possui grande parte do conteúdo no começo do jogo (em poucas fases já possui o item "pena" para poder voar); também o jogador preguiçoso: que só quer dizer que terminou o jogo, temos o atalho da "estrela" para rapidamente chegar ao último chefe; o jogador que gosta de coisas secretas: com infinitas fases extras, atalhos, e segredos para descobrir. Itens escondidos dentro das fases, entre outros; E também para o jogador Hardcore, o jogo tem a indicação de conclusão na tela de menu, para ele saber se já concluiu o jogo 100%, ou se ainda tem mais alguma fase secreta para liberar (segundo a capa do jogo, 96 níveis)... Só faltou uma tabela de "conquistas", que não era popular na época, mas ai já estaríamos pedindo demais.

Certamente, isso tudo somente no primeiro jogo que iniciei no velho Wii, ainda tenhos tantos jogos de Wii mesmo, que já são quase clássicos, e outros tantos jogos de SNES e N64 para jogar... o Nintendo Wii certamente ainda tem muio "pano para manga", para quem é fã desses jogos clássicos.


Luigi não aprova essa postagem porque não foi citado nenhuma vez...


Não encare Luigi por muito tempo...
Pode ser a última vez que você encara alguém.
Um gif para todos entenderem a piada: O olhar do Luigi no novo Mario Kart.



Mas sim, podemos jogar em multiplayer até dois jogadores, o segundo controlando o Luigi. Não se preocupe Luigi, todos sabemos disso, e muitos de nós já jogamos com você ;)

Apenas para fechar, estive procurando um bom Wallpaper para o meu computador do Super Mario World, e achei esse muito bacana, estou compartilhando com vocês. não sei o autor, mas ficou muito legal:

Clique na imagem para ampliar


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