sexta-feira, 13 de junho de 2014

Benefícios do Vídeo Game Parte 2: Aumento Cerebral

Continuando com nossa análise das pesquisas sobre jogos, que foram acompanhadas pelo site iflscience, vamos falar um pouco sobre as alterações físicas que podem acontecer com o cérebro que fica exposto a uma jogatina regular.

Os vídeo games são muito popular hoje em dia, e não mais somente entre crianças e adolescentes, mas também em adultos e em alguns casos em idosos, o que é um fator positivo. Mas mesmo assim, ainda temos bastante preconceito e divergência de opiniões, quando alguns jogos violentos são associados a crimes cometidos pelas pessoas, ou quando os jogos influenciam de alguma forma negativa a vida de algumas pessoas. Podemos dizer então que os jogos são maléficos a saúde mental das pessoas? A resposta é não.

Temos pessoas muito influenciáveis, que possuem a mente sem estrutura, que certamente precisam de algum tratamento psicológico. Essas pessoas pode sim ser influenciadas pelos jogos, como também por qualquer outra mídia, ou mesmo por qualquer outra pessoa, mas isso não significa que essas mídias ou pessoas são más influências.

Já sabemos que os vídeo games realmente podem aumentar nossa habilidade cognitiva, como foi discutido anteriormente, mas agora, temos uma pesquisa que representa uma explicação biológica para esses fatos, que foram publicadas pelo jornal Plus One. Os testes foram realizados por ressonância magnética em 152 crianças de 14 anos, de ambos os sexos. Nos resultados, foi reparado uma positiva alteração de espessura cortical de uma determinada área do cérebro, maior nas crianças que jogavam mais vídeo game. Foram o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo (para simplificar, vamos usar a sua abreviação em inglês DLPFC) e os campos oculares frontais esquerdos (FEFs). O DLPFC está envolvido em tomada de decisões e planejamentos estratégicos, enquanto os FEFs são alocados para o movimento dos olhos e a atenção do espaço visual, essas duas áreas são muito importantes para poder jogar vídeo games.



Os cientistas pretendem continuar as pesquisas para poder identificar quais gêneros de jogos são melhores para aprimorar essas áreas, mas por enquanto sabemos que no geral, os  jogos de vídeo game podem melhorar nossa capacidade de tomada de decisões, nosso planejamento estratégico e nossa atenção visual. Acredito que é muito necessário especificarmos em nossos currículos que jogamos!

Uma outra pesquisa, feita por Simone Kühn, do Instituto de Desenvolvimento Humano Max Plank, aponta que jogar vídeo game 30 minutos por dia, pode aumentar o tamanho do nosso cérebro, literalmente!

A pesquisa foi feita, pedindo para um grupo de pessoas de teste jogarem  Super Mario 64 durante 30
minutos por dia, num período de 2 meses. Os resultados mostraram que o grupo de teste teve um significativo aumento de massa cinzenta no cérebro (na formação do hipocampo direito, córtex pré-frontal dorsolateral, e no cerebelo em ambos os lados), enquanto o grupo de controle não teve nenhum aumento.

Claro, os cientistas alertam que nem todos os jogos vão proporcional esse aumento, pois nem todos os jogos são feitos da mesma forma. Para isso, seria necessário uma métrica diferente para medir a capacidade de aumento proporcionada para cada jogo individual.

Então já temos muitos benefícios nos jogos até agora, podemos retardar ou até mesmo utilizar como terapia para doenças degenerativas neurológicas; podemos aumentar nossas habilidades cognitivas e aumentar nosso raciocínio; e também podemos ter um aumento de nossa massa cinzenta e melhorias nas capacidades de tomada de decisão, estratégica, e visuais. O que mais os jogos podem fazer?

Aguarde a terceira e última parte para verificarmos mais efeitos positivos dos jogos digitais.

Anterior: Benefícios do Vídeo Game Parte 1: Mente aguçada? 


0 comentários:

Postar um comentário

Theme Support

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...