sexta-feira, 16 de maio de 2014

5 Dicas para arranjar um tempo para jogos

Não é de hoje que todo gamer tem seus problemas de encontrar tempo para jogar aquele título novo, que acabou de sair, mas a vida ocupada de trabalhos e estudos não deixa, por ainda ter um jogo para terminar antes do começar o título novo, ou ainda, há um acumulo gigantesco de títulos antigos que você gostaria de jogar ou terminar, mas não há tempo para conciliar com todas essas coisas... O que fazer ?


Separei algumas dicas interessantes, de experiência própria, que podem ser úteis para um dia-a-dia atarefado. Mas se você possui 12 horas diárias para jogos, talvez as dicas também possam ser úteis para otimizar seu tempo, não só para jogos, mas para qualquer outro afazer que seja necessário.
Podemos otimizar nosso tempo para muitas coisas, porque não para jogar ?

1) Separe um tempo: A primeira dica parece besta, mas é essencial. Se você não possui nem que sejam 15 minutos do seu dia para chegar em casa e jogar uma missão do GTA, então você não tem tempo. Nesse caso, você poderia tirar 15 minutos de sono, e dormir menos, mas não é recomendado... O ideal é você organizar suas tarefas do dia a dia para poder ter esses 15 minutos sobrando. Pode ter certeza que todos nós temos um espaço na agenda, é só organizar, e procurar um tempo.

2) Divida o tempo entre jogos: Quando compramos mais títulos do que podemos jogar, acabamos ficando com um grande acúmulo de conteúdo inexplorado, perdido no armário. O que fazer então ? 
God of War: Chains of Olympus
Divida o tempo que tem entre eles! Pode parecer besteira, mas isso torna os jogos menos cansativos. Os jogos que possuem missões repetitivas por exemplo, serão menos estressantes do que fazê-las todas no mesmo dia. Eu atualmente estou jogando God Of War: Origins Collection, Skyrim e GTA IV. jogando um dia com cada jogo, 1 hora cada. A outra forma, jogo quando um jogo fica cansativo, seja por uma fase difícil, ou uma missão chata e repetitiva.

Skyrim
 Quantas vezes não desisti de uma missão difícil de GTA IV, e no dia seguinte, ela estava simplesmente fácil e divertida? Algumas vezes que temos que mudar um pouco de jogo, e jogar dessa forma torna seus momentos de jogatina muito mais diversificados e divertidos pelo simples fato de "diversificar", dividindo o tempo que possui entre os jogos disponíveis (não menos que 15 minutos, senão não terá tempo de fazer nada no jogo, e não terá nenhum progresso de fato).
Tenho pouco tempo a noite, quando chego em casa. Geralmente chego ás 23 horas, e separo 1 hora para jogatina. Nesse tempo, divido de duas formas: a primeira delas é
O ideal é mudar quando concluir algum progresso no jogo, por exemplo, ao terminar uma missão do GTA, ou ao terminar uma área ou um chefe do God of War, em um ponto de salvar o jogo.
Você vai chegar e sempre jogar um título diferente, dando um ar de "novo".

GTA IV

3) Vá de celular: Sempre temos diversos jogos antigos que não conseguimos jogar, e nossos consoles antigos acabam indo em caixas (quando não vão para o lixo por engano), e ficam empoeirados. E com nosso tempo curto (vamos simular hipoteticamente que todos tem apenas 1 hora por dia para jogar, isso quando pode jogar diariamente), não é vantajoso desligar o console atual, ir pegar o velho, tirar o pó, espirrar com o pó, tomar remédio de alergia, ligar o console... e acabar nem encontrando o cartucho do jogo que quer jogar. É ai que digo, vá de celular! Hoje em dia temos jogos com port direto para celulares (Chrono Trigger, Final Fantasy) e também temos infinitos emuladores (SNES, PSP, N64, GBC, GBA, NDS). Eles são ótimos, e sem querer entrar no assunto da ilegalidade, mas para quem já tem o cartucho, baixar a rom não é ilegal. Eu joguei, e terminei, Chrono Trigger inteiro dessa forma. E atualmente estou jogando The Legend of Zelda: A link to the Past. O melhor de tudo? Os emuladores possuem um save state, que salva o jogo na parte que você está, independente do jogo em si não permitir salvar naquele local, rapidamente você pode voltar ao jogo no momento em que parou.
Jogando Zelda no celular
E quando podemos jogar? Sua namorada/seu namorado foi tomar banho, não da tempo de ligar console, não está em casa, em 10 segundos a rom está ativa no celular. Ou então está no trabalho, fazendo a pausa para o café, mas não quer tomar café? Nada melhor que um treino rápido nos pokémons. Está fazendo o número dois no banheiro, e precisa de uma distração? Você pode abrir Harvest Moon do PSP e arrumar sua fazenda. E quando você está numa fila de gigantesca de algum lugar? As oportunidades surgem o dia todo, e mesmo que existam vídeo-games portáteis, levar todos na mochila pode ser demais. E certamente a brincadeira vai fazer certos momentos de tédio passarem muito mais rápido, e você ainda poderá aproveitar dos melhores títulos antigos.


4) Jogue com o parceiro: Seu/sua namorado(a), esposa/marido não sabe que você é gamer? Então é melhor avisar já. Muitas pessoas não entendem, e não gostam, que o parceiro jogue. Por isso se você quiser jogar em algum momento da sua vida, é melhor avisar desde já ao parceiro. Afinal, essa será a pessoa que você pretende passar boa parte da sua vida não? Então ela precisa saber das coisas que você mais gosta de fazer. Nada melhor para o parceiro entender essa paixão pelos jogos, do que jogando com você!
LEGO: Piratas do Caribe
Mas vá com calma. Não comece apresentando um RPG extenso, com textos longos... Independente da história, a pessoa vai achar aquilo entediante. O melhor é começar com algo simples, com diversão rápida (mesmo que seja um jogo sem o fator replay, que tenha uma diversão rápida e curta). Em pouco tempo você estará rindo. Que tal algum título LEGO? Eles são divertidos, e pode jogar multiplayer! A jogatina a dois será muito mais divertida.

5) Faça uma lista: Listas sempre são boas para nos lembrar das coisas do dia-a-dia. Do que queremos fazer, das tarefas que precisamos fazer. Porque não fazer o mesmo com jogos? Faça uma lista, coloque os títulos que quer jogar, e risque os que já terminou. A sensação de conclusão é muito boa, e além de tudo você pode criar uma agenda, separando os títulos por dia da semana, por exemplo: Segunda: God of War, Terça: GTA, Quarta: God of War de novo.... e assim por diante.


Podemos também utilizar recursos online, ou aplicativos para nos ajudar, como o site Alvanista, que já comentei aqui. Com esse site podemos marcar os jogos que temos, quais concluímos, e qual desejos, fazendo uma estante virtual dos jogos. Muito bom.

E você, o que achou dessas dicas, como faz para otimizar seu tempo?



2 comentários:

  1. Realmente, é uma outra coisa a se pensar!
    Mas também devemos levar em consideração o fato de quem vai sustentar a pessoa né? Se tiver alguém para bancar, ai é só curtir a vida.

    ResponderExcluir

Theme Support

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...