quinta-feira, 15 de maio de 2014

Cenário atual da indústria de jogos

Recentemente tenho dado uma olhada no fechamento do ano fiscal das três principais empresas de consoles de jogos, e vejo um padrão um tanto quanto esquisito.

Todo mundo está vendendo muito! Mas, está todo mundo no negativo ? -A Microsoft até cogita a idéia de vender o XBOX, a Nintendo fechou no negativo e tem novos planos para tentar mudar o cenário em 2015 e recentemente a Sony também anunciou que fechou o saldo do ano fiscal no vermelho.

Todas as empresas no vermelho?

Ta certo, qualquer empreendimento que façamos, vai demorar seu tempo para devolver o dinheiro e começar a dar lucro, mas não imaginaria um cenário tão ruim assim para a indústria de consoles. Afinal, a Nintendo que já está na estrada a mais tempo que os concorrentes com o seu último console, desde Novembro de 2012, vendeu mais de 6 milhões de unidades. Não é pouca coisa.

Informações detalhadas do gráfico de vendas aqui.

A Sony, que vem liderando o mercado, com 7 milhões de vendas até o momento com o PS4, que veio junto com o XBOX One em Novembro de 2013. O One por sua vez, vende "apenas" 4,4 milhões de unidades. Mas se analisarmos cenários individuais, como somente a Europa, ou EUA, a diferença é bem menor. E em países que os impostos vão contra a nossa vontade, falando de nosso próprio país, o One vende mais e é muito mais popular que o PS4.



Mas então porque, oras bolas, as empresas estão fechando seus anos fiscais no negativo ? Grandes investimentos de produção, publicação e venda dos novos consoles? Até poderia ser, mas acredito que tem outra coisa por trás de tudo isso.

Primeiro devemos lembrar que o PS3, Wii e 360 vendem muito bem, obrigado. E seus custos de produção certamente já foram pagos, e já estão - no mínimo -  dando lucros com seus 80 milhões de 360, 81 milhões de PS3 e 100 milhões de Wii soltos mundo a fora.


Segundo, temos que colocar um peso, de certa forma, nos custos de produção destes consoles.
Tudo bem que a tecnologia vai barateando de tempos em tempos, mas a disputa vai ficando acirrada, as empresas precisam gastar cada vez mais em investimentos para poder construir um console com um hardware poderoso o suficiente para aguentar pelo menos 4 anos sem perder o fôlego - e ele perde!  - porque é difícil competir com os jogos de computadores que tem o benefício do upgrade da máquina, então rapidamente podem aproveitar de um gráfico mais atualizado. Nessa brincadeira, os desenvolvedores dos consoles gastam um investimento pesado, produzindo uma máquina não só capaz de vender o  hardware de hoje, mas já sendo equivalente ao hardware de amanhã, uma tarefa e tanto.



É ai que entramos em outro meio superpoderoso e faturador colossal de jogos: As plataformas móveis! Eles não possuem gráfico, não possuem os melhores e mais completos jogos do mercado (Quem comprou os Final Fantasy's de celular vão discordar, mas eles são exceção), e sequer são pioneiros - Nintendo DS e PSP estão por ai a tanto tempo - mas tem o que os outros jamais vão ter: o apelo do "Particular" e da "Integração".



Celulares são particulares, tablets podem até não ser, mas os celulares são. Cada um tem o seu, então cada um joga o seu joguinho. Coloca o joguinho multiplayer, cada um compete com o amiguinho. Coloca isso integrado com as redes sociais, e pronto, você joga contra todos os seus amigos, que baixam o jogo também, porque não? É muito mais fácil o celular estar atualizado para jogar um jogo de "última geração dos móveis" do que um computador estar. É simples, prático, rápido...


E nunca foi pensado em ser uma competição. Era apenas para a pessoa jogar ali, enquanto estava a tôa na fila do dentista... esperando o ônibus...



Mas tomou um foco muito grande. Foi ficando cada vez mais viciante - eu mesmo confesso que já perdi horas e me entreguei a diversos vícios móveis, mesmo com raiva deles - parecia inofensivo, mas dominou.

Então temos resumido:



É, parece que das duas uma, ou estamos tendo uma crise financeira global que está afetando todas as empresas de produção de video games, ou então, realmente estamos começando ver uma mudança de cenário, e saber onde isso vai dar, só o tempo dirá...


0 comentários:

Postar um comentário

Theme Support

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...