terça-feira, 6 de maio de 2014

Início

Nada melhor do que como começar um blog falando de seu começo. Nem um pouco clichê...

Esse início sempre da saudades...

Mas eu gostaria também de aproveitar esse início do blog para falar de um assunto um tanto quanto importante, quando falamos de jogos, exatamente o início.


Não foram poucas as vezes que pensei de deixar um jogo pelo forma ruim e muitas vezes chata que ele me foi apresentado. Longas linhas de textos cansativos, alguns com histórias repetidas de um reino que precisa de ajuda, ou falta de história de deixando perdido...

Tudo bem, esse era um filme.
E é muito discutível esse assunto. Alguns jogos, como o nosso grande exemplo, Mario, tem 5 linhas de história, uma história clichê, é claro, uma princesa em apuros do reino dos cogumelos precisa ser resgatada. Mas é rápida, e logo você está na ação do jogo.

Apesar desse início rápido, uma coisa que sempre deixam muitos jogadores tristes, é um jogo sem uma história completa e coesa por trás de tudo. Pelo menos para mim, um jogo que cria um universo inteiro em volta dele, é magnífico, incrível, mas deve ser feito com maestria, para não cansar os jogadores antes mesmo do jogo começar.

Um bom exemplo disso, são os jogos que te jogam no meio da ação, sem você entender nada, e aos poucos, com elementos do cenário, falas de personagens, ou mesmo textos narrados (texto curtos e de preferência não muito recorrentes), contam a história quase como um filme. Ou até mesmo com uma história incial longa, mas com vozes dubladas, independente de sua capacidade gráfica. Uncharted é um ótimo exemplo disso.

Claro que, a leitura de textos não deve ser retirada de total do jogo. Jogos que criam um universo rico em volta dele são uma opção a mais para o jogador que quer ir afundo nesse universo. A ideia de ter livros dentro dos jogos, sobre o universo dele, é ótima. Não me lembro de onde isso teve início, mas na época do Tibia, já existiam seus livros. E Skyrim possui uma biblioteca gigantesca a nossa disposição.

E ai, qual ler primeiro?

Existem muitas formas de apresentar o universo de um jogo para o jogador, ou expectador, porque não ? E acredito que seja o texto inicial muito longo, ou muito curto, é certo que nenhum jogador deixará de testar o jogo por um começo cansativo ou rápido demais. Espero ter atingido um meio termo neste início. O famoso "Sweet Spot", aquele ponto ideal.

Deixe sua opinião!


0 comentários:

Postar um comentário

Theme Support

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...